Conheça os benefícios da siriguela e saiba por que você deve incluir esse alimento em seu cardápio. Confira!

Siriguela – Conheça a fruta e os seus inúmeros benefícios para a saúde!

A siriguela pode ser a sua grande aliada na dieta, saiba por quê!

 

A siriguela, planta originária nas Américas Central e do Sul, é uma fruta de cor amarelada, quando maduro, e de sabor bem doce. Ela não é uma fruta comum no cardápio dos brasileiros, mas, pelos seus benefícios, vale a pena ser consumida.

Propriedades da siriguela

A siriguela é indicada para aliviar a diarreia, disenteria e gases. É um alimento diurético e ao consumi-lo notará um aumento de energia, pois se trata de um alimento energizante. Ela também é rica em vitaminas A, B e C, o que fortalece o sistema imunológico.

Por ser rica em cálcio, fósforo e ferro ela é normalmente utilizada contra anemias e no fortalecimento da imunidade.

Ela também possui grande quantidade de fibras, o que contribui para o funcionamento do intestino e auxilia na redução das taxas de LDl (o chamado colesterol ruim) no sangue.

A fruta também contém antioxidantes, que combatem os radicais livres que causam danos às células e previnem o envelhecimento precoce, além de reduzir os riscos de desenvolvimento de tumores e alguns tipos de câncer.

Siriguela para emagrecer

É uma boa opção para quem quer perder peso e se alimentar de forma saudável, já que 100 gramas da fruta tem apenas 76 calorias. Por ser rica em carboidratos,  é uma boa fonte de  energia, para ser consumida principalmente antes da prática de exercícios físicos.

Ela também tem propriedades diuréticas, o que elimina o inchaço do corpo.

Por ser rica em fibras, a siriguela também produz uma sensação maior de saciedade, fazendo com que você demore mais tempo para sentir fome.

Como consumir a fruta siriguela

A siriguela pode ser consumida na sua versão natural, em sucos ou como base para doces. Se você nunca comeu a fruta, comece consumindo a fruta pura, para sentir o seu sabor. Depois, use a criatividade e não deixe essa fruta exótica e saborosa de fora do seu cardápio diário.

Receitas com siriguela

Geleia de siriguela

Ingredientes:

900 gramas de siriguelas maduras

250 gramas de açúcar

1 maçã picada

Modo de preparo:

Lave as frutas e deixe de molho em água clorada por 15 minutos. Escorra essa água e lave em água corrente.

Coloque as siriguelas em uma panela junto com a maçã, cubra com água e leve para ferver até ficarem cozidas.

Passe por uma peneira para retirar as sementes.

Coloque o líquido que resultou em uma panela, coloque o açúcar e leve para cozinhar em fogo lento, mexendo de vez em quando, até dar o ponto de geleia. (para saber o ponto da geleia, coloque um pouco da geleia em um prato e deixe esfriar um pouco. Então, faça um risco com o dedo, se permanecer o risco é porque está no ponto).

Suco de siriguela

Ingredientes:

200 ml de polpa de siriguela

100 ml de água com gás

½ copo de gelo picado

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes e bata bem.