Tire suas dúvidas sobre suplementos alimentares.

Superguia de suplementação. Tire todas as suas dúvidas sobre suplementos alimentares e compre os suplementos certos para você!

Entenda as funções de cada tipo de suplemento alimentar.

A utilização de suplementos alimentares é um tema cada vez mais comum, dada a grande quantidade de informação e publicidade que cerca esse assunto. Nesse sentido, você talvez esteja confusa sobre a utilização de suplementos alimentares para lhe ajudarem a alcançar seus objetivos. Mas isso, agora, deixou de ser um problema, pois preparamos esse superguia de suplementação, para que você possa ter mais clareza se precisa ou não de suplementos alimentares!

TIPOS DE SUPLEMENTOS MAIS COMUNS

Antes de falar mais especificamente de cada tipo de suplemento, você precisa saber que os suplementos alimentares mais comuns são os seguintes:

– Ricos em proteínas;

– Ricos em carboidratos;

– Ricos em vitaminas;

– Termogênicos;

– Hipercalóricos.

Existem ainda suplementos de ácidos graxos (gorduras). Porém, os suplementos apresentados acima e os de carboidratos, geralmente, são mais utilizados por pessoas que praticam esportes de resistência.

FUNÇÕES DOS SUPLEMENTOS

Vamos entender, então, as funções de cada um deles, bem como para o que mais são indicados:

SUPLEMENTOS PROTEICOS

Tem alta concentração de proteínas e são mais indicados para pessoas que fazem treinamentos resistidos. Praticantes de musculação, CrossFit e treinamento funcional podem ser bastante beneficiados pela suplementação de proteínas. Os suplementos de proteínas mais comuns são o whey protein, a albumina, a glutamina e o BCAA. São indicados para quem busca manter ou aumentar a massa muscular.

SUPLEMENTOS VITAMÍNICOS

São amplamente utilizados, seja por praticantes de exercícios físicos ou não, porque eles ajudam o indivíduo a chegar às quantidades de vitaminas e minerais necessárias para a manutenção da saúde.

SUPLEMENTOS DE CARBOIDRATOS

Assim como os suplementos de lipídios, são mais indicados para atletas de esportes de resistência.

TERMOGÊNICOS

Muito usados por quem busca emagrecer, os termogênicos passaram a ser amplamente utilizados nos últimos anos. Eles promovem um aumento da temperatura interna das células e promovem um aumento no gasto calórico.

HIPERCALÓRICOS

Indicados para pessoas que tem dificuldades em ganhos de massa magra. São compostos, principalmente, de proteínas e carboidratos.

QUAL A VANTAGEM DE USAR SUPLEMENTOS ALIMENTARES?

A utilização de suplementos alimentares é muito interessante para algumas pessoas e se torna desnecessária para outras. Os suplementos alimentares têm como principal objetivo auxiliar pessoas que não conseguem atingir suas necessidades diárias de determinado nutriente. Portanto se você consegue, em seu dia a dia, atingir as suas necessidades alimentares, não precisa de suplementos. Já se você tem uma vida corrida e não consegue atingir suas necessidades, pode ter certeza que os suplementos alimentares vão lhe ajudar!

SUPLEMENTOS ALIMENTARES E ANABOLIZANTES, QUAL A DIFERENÇA?

Muita gente confunde anabolizantes com suplementos alimentares. Os anabolizantes são hormônios sintéticos, que atuam a nível metabólico para alterar a síntese de proteínas ou de gorduras, em geral. Já os suplementos alimentares são misturas de ingredientes, que contêm os nutrientes necessários para a melhora da alimentação diária. Portanto, suplementos alimentares são muito bons para determinados objetivos, enquanto os anabolizantes são altamente prejudiciais para a saúde em todos os casos.

QUAL O MELHOR SUPLEMENTO ALIMENTAR?

Esta é uma pergunta ampla e que merece uma explicação mais aprofundada.  Para cada objetivo, um determinado tipo de suplemento é o mais indicado.

SUPLEMENTOS PARA GANHAR MASSA MUSCULAR

Se você busca aumento de massa muscular ou mesmo a manutenção dessa massa, pode usar um suplemento como o whey protein, que é extraído do soro do leite e tem uma rápida absorção, ou ainda a glutamina, que é um aminoácido retirado de certos alimentos e que tem uma absorção mais lenta, devendo ser utilizada antes de dormir ou no pós-treino.

SUPLEMENTOS PARA EMAGRECER

Já se o seu objetivo é emagrecer e diminuir seu percentual de gordura, os termogênicos são os mais indicados, pois eles aceleram o metabolismo e a queima calórica. Como eles aumentam a temperatura interna das células, auxiliam, juntamente com o exercício físico, na queima de gordura.  Porém, sua utilização precisa ser controlada, pois existem casos de pessoas que morreram de hipercalemia pelo uso excessivo de termogênicos.

Resumindo, para os ganhos de massa muscular, os suplementos alimentares ricos em proteínas são os mais indicados. Já para o emagrecimento, os termogênicos são os mais indicados. Mas cada caso precisa ser avaliado de maneira individual!

FAZENDO A ESCOLHA CERTA

Indicar apenas marcas não é o ideal, pois elas podem sofrer alterações. Então, para fazer a escolha certa na hora da compra, você precisa avaliar o seguinte:

– Reputação da marca;

– Custo-benefício;

– Nutrientes;

– Objetivos pessoais.

Dessa maneira e com ajuda de um profissional, você vai conseguir escolher os melhores suplementos alimentares para seus objetivos. Lembre-se de que os suplementos alimentares não produzem milagres e que eles apenas ajudam na busca de seu objetivo. Dieta e exercício físico são fundamentais para que você alcance suas metas, cara leitora. Por isso, sempre procure saber mais sobre esse e outros assuntos aqui no Dietas e Receitas!