Suplementos vitaminicos

Conheça a importância dos suplementos vitaminicos e saiba como usar corretamente.

Suplementos Vitamicinos

 

Dentro do contexto do emagrecimento ou da hipertrofia, muito se fala sobre a suplementação de proteínas ou de carboidratos. Em contrapartida vejo muitas pessoas que não dão a devida atenção aos micronutrientes, que são as vitaminas e minerais. Isso fica evidente, quando uma pessoa ingere salada ou frutas, pensando apenas em sua quantidade calórica, sem pensar no contexto. Desta maneira, muitas pessoas não emagrecem ou não ganham massa muscular e não sabem por quê. Muitas vezes, isso é resultado de vitaminas e minerais que estão faltando na dieta. E os suplementos vitamínicos são cada vez mais utilizados para este tipo de finalidade.

 

Tendo em vista que grande parte das pessoas não consegue atingir as suas necessidades diárias ou semanais de vitaminas e minerais e que estes, são fundamentais para a maior qualidade de vida e manutenção da saúde, o uso de suplementos vitamínicos é indicado para grande parte da população.

 

É obvio que existem pessoas que não tem a necessidade desta ingestão, ou devem fazer apenas em determinados dias, pois sua dieta já é balanceada o bastante para que o aporte vitamínico seja conseguido. Mas como casos assim não são muito comuns, é bastante viável pensar na utilização de suplementos vitamínicos em sua dieta.

Suplementos vitamínicos, como tomar e como escolher

A ingestão das vitaminas não é tão simples como algumas pessoas sugerem. Existem as vitaminas hidrossolúveis e as lipossolúveis, sendo que estas têm diferentes maneiras de serem metabolizadas. O mesmo acontece com os minerais. Por isso, é muito importante saber algumas informações sobre o suplemento vitamínico que você vai ingerir. Veja alguns fatores fundamentais de serem analisados:

 

  • Quantidade de cada vitamina e mineral (fundamental para um cálculo calórico mais eficiente). Observe também a quantidade de minerais que o suplemento vitamínico apresenta também.
  • Local de absorção. Dependendo da composição do suplemento vitamínico, ele será absorvido de maneiras diferentes. Isso vai fazer com que a absorção seja melhorada ou piorada.
  • Qual a quantidade calórica total do suplemento vitamínico.

  

Estes são fatores fundamentais de serem avaliados, já que eles serão determinantes na boa utilização das vitaminas e minerais por seu corpo. A questão das quantidades é bastante importante. Muitas marcas dizem que seus produtos  possuem todas as vitaminas que você precisa, o que na maioria das vezes, não é verdade. Isso por que cada pessoa tem uma média, uma base de necessidades vitamínicas, mas diversos fatores atuam nesta média.

 

Uma pessoa com restrição calórica, por exemplo, precisa de uma quantidade considerável de vitaminas e minerais, para que o funcionamento metabólico normal não seja ainda mais afetado. Com isso, este tipo de pessoa, em determinadas circunstâncias, precisa de um aumento na ingestão de vitaminas e minerais. O mesmo acontece com pessoas que estão em fase de aumento de massa magra, que precisam de alta eficiência nas interações metabólicas.

 

O local da absorção faz toda a diferença. Não que todas as vitaminas são absorvidas no mesmo local, mas de maneira geral, o primeiro processo ocorre em locais diferentes, de acordo com a composição do suplemento vitamínico.

Suplementos VS Calorias

Além disso, principalmente para quem está em dieta, a questão calórica é fundamental para quem vai ingerir o suplemento vitamínico. Não que você deva deixar de tomar algum deste suplemento, pelo fato de ele ter mais ou menos calorias, mas com tantas opções que temos no mercado, podemos encontrar opções com quantidades calóricas reduzidas. As vitaminas e os minerais, quando puros, não possuem quantidades significativas de calorias, mas existem outros ingredientes dentro dos suplementos vitamínicos, que servem para preservar e principalmente, para melhorar a absorção, que podem indicar altas calorias.

Vitaminas Lipossolúveis

É importante tomar cuidado, principalmente com as vitaminas lipossolúveis, por que a saturação delas pode causar problemas de saúde. Se você tem uma alimentação de boa qualidade, pense na utilização de suplementos vitamínicos apenas em dias ou semanas em que não consegue  bater a quantidade necessária. Por isso tudo, é que o acompanhamento de um nutricionista é fundamental.

 

Resumindo tudo isso aqui, tomar suplemento vitamínico é bom? Se isto estiver dentro de um contexto alimentar favorável, com toda a certeza é. Só não faça com que a sua única fonte de vitaminas e minerais sejam os suplementos, pois precisamos de alimentos ricos nestes nutrientes em nossa dieta, independentemente de qual seja o seu objetivo!