Termogênicos - Saiba como usá-los

Conheça os tipos de termogênicos e saiba como utilizá-los sem prejudicar sua saúde.

Termogênicos - Veja como usá-los

 

Poucas “novidades” no mundo dos suplementos alimentares tiveram tamanho impacto como os termogênicos. Com a promessa de acelerar o metabolismo e com isso, queimar mais calorias e ajudar no emagrecimento, eles viraram febre. Tudo bem, de fato os termogênicos fazem isso, desde que sejam bem utilizados. Estes suplementos, quando empregados no contexto correto, ajudam bastante no processo de emagrecimento. Porém, se forem usados de maneira errada, podem até ser prejudiciais para a saúde.  

 

Mas antes de falarmos mais especificamente disso, é necessário entender como funcionam os termogênicos!

Como os termogênicos funcionam?

Basicamente, os termogênicos têm como atividade principal, aumentar a temperatura em níveis celulares, o que causa um desequilíbrio no metabolismo, que é obrigado a acelerar seus processos para dissipar tal calor. Com isso, mais calorias são gastas, bem como as reservas de gordura.

 

Porém, existe uma grande diferença entre os termogênicos que temos no mercado. Esta diferença se dá pela composição dos produtos, que podem ter ou não, cafeína. Os termogênicos que não possuem cafeína têm como única atividade o aumento da temperatura no interior das células. Com isso, o corpo queima mais calorias.

 

Já no caso dos termogênicos que são compostos por cafeína, temos um efeito um pouco diferente. A cafeína possui algumas substâncias em sua fórmula, que além de aumentarem a temperatura celular e o gasto calórico, atuam no processo de lipólise (quebra das moléculas de gordura das células).

 

Resumindo, os termogênicos que são ricos em cafeína, além de aumentarem o gasto calórico, ainda auxiliam no processo de queima de gordura. Muito bom isso, não é? Mas como nada nesta vida é perfeito, vamos para a parte ruim disso tudo.

Termogênico a base de cafeína

Primeiramente vamos falar sobre os termogênicos que são produzidos a base de cafeína. Eles ajudam na quebra das moléculas de gordura, mas isso não quer dizer que necessariamente você irá emagrecer. Entenda que o processo de emagrecimento ocorre com a diminuição do tamanho das células de gordura e não com a eliminação destas. Nós temos um determinado número de células adiposas que permanece praticamente inalterado durante a vida. O que acontece é que estas células podem aumentar de tamanho, num processo conhecido como hipertrofia, ou diminuição, conhecida como atrofia. Praticamente todas as células de nosso corpo têm estas características.

 

Quando você ingere os termogênicos a base de cafeína, estes agem diretamente nas moléculas de gordura, retirando-as das células. Depois disso, estas mesmas moléculas são jogadas na corrente sanguínea. Agora entramos no ponto crucial disso tudo! Com as moléculas de gordura circulando na corrente sanguínea, precisamos utilizá-las. Sabe a única coisa que vai utilizar estas moléculas? A contração muscular. Ou seja, se você apenas ingerir termogênicos, na esperança de emagrecer, mas sem praticar exercícios físicos regulares, você não terá resultados satisfatórios e ainda irá correr o risco de ter complicações em sua saúde, pelo excesso de gordura circulante em sua corrente sanguínea.

 

Desta forma, a utilização de termogênicos a base de cafeína, sem um contexto de exercícios físicos e de dieta, além de ser muito pouco eficiente, ainda traz o risco a saúde.

Termogênicos que não contêm cafeína

Já no caso dos termogênicos que não contam com cafeína em sua composição (que são muito poucos no mercado), também precisam ser consumidos com cuidado. Ao aumentar a temperatura em nível celular, podemos entrar em um quadro de hipertermia, que pode levar até a morte. Por isso, o excesso deste tipo de suplemento, seja ele rico em cafeína ou não, deve ser feito com responsabilidade e cuidado.

Como usar os termogênicos? 

Quanto à questão da ingestão dos termogênicos ricos em cafeína, precisamos tomar cuidado com o excesso desta substância. Podemos ingerir de 2 a 2,5 mg de cafeína por quilo de peso corporal.  Acima disso, esta ingestão pode se tornar prejudicial. É importante também saber que muitos alimentos oferecem quantidades significativas de cafeína e que isso tudo precisa ser considerado na dieta.

 

Então não é indicado usar termogênicos? Depende! Pessoas que se exercitam e que comem adequadamente, obtêm resultados maravilhosos com o uso de termogênicos. Agora, tomar seu termogênico e esperar os resultados caírem do céu é perda de tempo e de saúde. Eles são auxiliares no processo e jamais podem ser o único estímulo.  Por isso, sempre tenha em mente que sem atividade física e sem uma dieta balanceada, você não terá resultados duradouros e satisfatórios!

Termogênicos naturais

Preparamos um e-book especial com dicas sobre alimentos termogênicos naturais. Acesse o link e baixe o seu ebook gratuito.

Onde comprar termogênicos?

Leitores do Dieta e Receitas tem desconto especial na compra de suplementos na natue e loja dieta dukan.

 

Com o código DIETARE10 você ganha 10% de desconto na loja natue. Acesse aqui!

 

Com o código DDR você ganha 10% nos suplementos da loja dukan. Acesse aqui!