Conheça os benefícios da uva passa para a sua saúde!

Gostando ou não de uva passa, ela traz inúmeros benefícios para sua saúde. Confira!

Conheça os benefícios da uva passa e inclua-a hoje mesmo em seu cardápio!

Uva passa ou somente passa é um tipo de uva especial que passou por processo de desidratação. Popularmente usada em diferentes receitas de pratos doces e salgados, em vários países e culturas, ela é uma boa opção também para o lanche, servida pura, principalmente quando bate aquela vontade de comer algo doce.

Existem vários tipos de uva passa, elas são distintas em sabor (ácidas, doces), tamanho e cor. Feita normalmente da uva do tipo Thompson, aquela sem semente, não apresenta contraindicação. Pelo contrário, é um item muito nutritivo, pois a sua desidratação concentra os elementos que favorecem a saúde.

Ela abastece o corpo de vitaminas, fibras, proteínas e sais minerais. A uva passa oferece importantes nutrientes e benefícios para a saúde. Possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antibacterianas, fornece mais energia para o corpo e o protege muito bem de infecções, anemias, radicais livres, doenças cardiovasculares, Alzheimer e Parkinson.

Os principais benefícios da uva passa

A uva passa contém o aminoácido arginina, muito usado como suplemento nutricional para ganho de massa muscular. Esse mesmo elemento é responsável por ativar a libido, aliviar o cansaço mental e físico.

 

Alimento antioxidante: Tem propriedade antioxidante (vitaminas C e E) devido á presença de polifenóis (catequina) ajudando a proteger o organismo de radicais livres e o desenvolvimento de tumores formadores do câncer.

Uva passa faz bem para o intestino: A uva passa ajuda o seu intestino, pois contém fibras que o mantém em bom funcionamento e ainda diminui a vontade de comer.

Indicada para consumo em casos de anemia: Apesar do tamanho, a uva passa tem uma boa concentração de sais minerais como ferro e cobre, indicada para consumo em casos de anemia. Ademais, entra nas dietas pobres em proteínas.

É um alimento cicatrizante: Por conter vitamina K,aumenta a coagulação do sangue e dessa forma, acelera o fechamento de feridas. Os dentes e as gengivas também são beneficiados com a presença ácido oleanólico e fitonutrientes.

Uva passa emagrece?

A uva passa é um alimento calórico, tem cerca de 265 calorias (para cada 100g) e contém grande quantidade de frutose, logo convém não abusar dela na hora de colocar na dieta. A vantagem é que não tem colesterol e gordura (0,5g para cada 100g da uva).

A uva passa é rica em vitaminas, principalmente as vitaminas do complexo B que dão energia ao corpo. Ela também é rica em fibras e sais minerais. O potássio, também presente na uva, equilibra a pressão arterial, enquanto que o cálcio e o boro previnem doenças como á osteoporose.

Você gosta de uva passa? Então, inclua-a hoje mesmo no seu cardápio para beneficiar a sua saúde!