Vai deixar sua dieta para segunda-feira? - Dieta e Receitas

A importância de se livrar das desculpas para colocar seu projeto de saúde em ação.

Vai deixar sua dieta para segunda-feira? - Dieta e Receitas

Quantas vezes você decidiu que iria começar a se exercitar? Quantas vezes falou que na segunda-feira iria se matricular numa academia? E quantas vezes você começou e parou poucos dias depois, ou nem mesmo começou? Com certeza, a resposta para a maioria das perguntas acima será: “Nossa, perdi a conta!”. Mas e aí? O que eu posso dizer para fazer você mudar de ideia, levantar do sofá e ir fazer uma caminhada? Caro leitor, agora mesmo já posso lhe dizer que não importa o que eu diga, você vai vir com uma boa dose de desculpas.

DESCULPA UNIVERSAL NÚMERO 1: NÃO TENHO TEMPO

Aaah, a boa e velha falta de tempo. O tempo é uma constante, e cada dia dura 24 horas. Impossível não achar uma horinha aí no meio para fazer alguma atividade! Lembre-se de que tempo não se tem, tempo se faz. Com um bom planejamento de horários é perfeitamente possível encaixar uma rotina de exercícios pelo menos 3 vezes por semana. Minha irmã tem uma filha de 7 anos e outra menininha de 1, e três vezes por semana sai para correr de manhã cedo. Conheço também uma mãe de dois filhos que vai para a academia às 5:30 da manhã e volta a tempo de acordar todo mundo para tomar café, mandar as crianças para a escola e ir trabalhar. Falta de tempo ou ter filhos pequenos não é desculpa, é “desculpite”. Tenha consciência de que sua saúde merece cuidados e de que você, da mesma forma que seus filhos e sua família, precisa de um tempo para cuidar de si.

DESCULPA UNIVERSAL NÚMERO 2: NÃO TENHO DINHEIRO PARA PAGAR ACADEMIA

É, realmente, porque só dá para se exercitar numa academia, não é? Errado! Sempre existe uma maneira, às vezes só precisamos ser criativos.  Existem várias atividades que podem ser feitas em casa ou ao ar livre. Caminhar é a principal e mais simples, e aos poucos você pode evoluir para a corrida, que é uma das atividades mais completas e gratificantes que existem. Consegue imaginar a sensação maravilhosa que é dar uma caminhada ao ar livre, com uma musiquinha, de manhã cedo ou no fim da tarde? Tem medo de machucar os joelhos? Existem vários exercícios para fortalecer as pernas que não requerem a utilização de aparelhos de musculação. Além disso, hoje em dia boa parte das praças e dos parques possuem aquelas “academias ao ar livre”, nas quais é possível fazer vários exercícios de fortalecimento sem custo algum.

DESCULPA UNIVERSAL NÚMERO 3: VOU COMEÇAR A MALHAR QUANDO EMAGRECER UM POUCO

É incrível a psicologia por trás dessa desculpa, que tem algumas variantes. Uns dizem que não têm fôlego e que pode ser até perigoso para o coração malhar enquanto estiver muito acima do peso. Outros já bancam os fisioterapeutas e dizem que o joelho não vai aguentar uma carga de exercícios mais forte. Tudo isso pode ser verdade, dependendo do tamanho da pessoa e do tipo de atividade que ela decidirá iniciar, mas todos sabemos que, a menos que você seja uma pessoa que nem mesmo possa levantar da cama, é possível encontrar alguma atividade que seu corpo suporte fazer, desde que feita com responsabilidade e acompanhamento. A partir de um certo nível de gordura corporal, qualquer movimento novo fará com que se inicie um processo de queima, por isso um exercício moderado pode ser uma boa maneira de começar.

Outra variante é uma triste verdade: a maioria das pessoas que está muito acima do peso tem vergonha de se exercitar na frente dos outros, pois se sentem julgados. A resposta para esse problema é até bastante simples: provavelmente ninguém está reparando em você. As pessoas criticam muito a si mesmas e normalmente projetam suas próprias frustrações e opiniões nos outros. Então, se você achar que todo mundo está pensando que você é muito pesado para estar na academia, provavelmente o único que pensa nisso é você. Para aliviar a pressão, procure um horário e um local em que você se sinta mais confortável, arranje um amigo para malhar com você, ou então comece sozinho, em casa ou ao ar livre, até adquirir um pouco mais de confiança. Mas comece.

NÃO SE ENGANE

Lembre-se do principal: não é apenas sua aparência que está em jogo, é a sua vida, sua saúde. A cada vez que você cede à preguiça ou às desculpas, perde uma batalha consigo mesmo. Então vamos começar? Não na segunda, não mês que vem, não quando chegar o pagamento. Comece hoje! Ligue o som e dance até suar, ou aproveite que estamos no verão e faça uma caminhada depois do trabalho. Tem filho pequeno? Faça um passeio com ele, empurre o carrinho ou o carregue no colo por algumas quadras. Ande de bicicleta. Suba escadas. Faça algo hoje, não dê tempo ao seu cérebro para formular uma desculpa esfarrapada. Comece a se mexer HOJE e sinta todo o PODER que VOCÊ tem!