As vitaminas atuam na defesa do organismo, mas muitas dietas não fornecem as vitaminas necessária. A dieta dukan, oferece alimentos que podem suprir essa necessidade diária. Confira!

Muitas dietas restritivas não fornecem a quantidade de vitaminas necessária para o bom funcionamento do organismo e acabam ocasionando em problemas sérios para a saúde.

As vitaminas atuam na defesa do organismo, mas muitas dietas não fornecem as vitaminas necessária. A dieta dukan, oferece alimentos que podem suprir essa necessidade diária. Confira!

Vitaminas e Dieta Dukan

 A dieta dukan, diferente de outras dietas restritivas oferece uma variedade de alimentos que podem suprir essa necessidade diária. Priorizando o consumo de determinados alimentos é possível ingerir todas as vitaminas necessárias para um bom funcionamento do organismo.

As vitaminas atuam na manutenção da saúde e nas defesas do organismo, tendo um papel fundamental na nutrição humana. As vitaminas se dividem em hidrossolúveis (solúveis em água) e lipossolúveis (solúveis em gordura).

Vitaminas Lipossolúveis

São armazenadas por mais tempo, por serem retidas pelo tecido adiposo e no fígado: São absorvidas pelo intestino com ajuda da gordura. São as vitaminas: A, D, E e K.

Vitamina A

Função: Ajuda a aumentar a imunidade do organismo, protegendo contra gripe, resfriados e infecções oportunas (como as laringites e de ouvido). É antioxidante, ou seja, retarda o processo de envelhecimento da pele.

Fonte: Fígado – Salmão – Ovos – Vegetais folhosos “verde-escuros” – Vegetais alaranjados “cenoura – abóbora”

Vitamina D

Função: Mantém os ossos e os dentes em bom estado e ajuda o sistema imunológico. É essencial na prevenção e tratamento de osteoporose e raquitismo.

Fontes:Peixes (Principalmente salmão e sardinha) – Gema de ovo – Leite e derivados.

A vitamina D só é ativada na presença do Sol, por isso é importante tomar Sol diariamente.

Vitamina E

Função:Ajuda a prevenir câncer e doenças cardiovasculares.

Fontes: Azeite de oliva – Ovos – Leite – Fígado.

O ideal seria que a vitamina E fosse consumida junto com a vitamina C para ter seu efeito potencializado. A principal atuação dessa vitamina é no sistema nervoso involuntário e no sistema muscular.

Vitamina K

Função:É essencial para a coagulação sanguínea e a cicatrização dos tecidos. Assim como a vitamina D, participa da formação dos ossos e previne a osteoporose.

Fontes: Fígado – Vegetais verdes “alface, couve, brócolis, espinafre, repolho” – Carnes – Tomate – Peixes – Produtos lácteos.

Vitaminas hidrossolúveis

As vitaminas hidrossolúveis devem ser ingeridas diariamente em pequenas quantidades, pois o corpo não faz grandes reservas delas e seu excesso é eliminado pela urina. São as vitaminas do complexo B e a vitamina C.

Vitaminas do Complexo B

As vitaminas do complexo B são: B1, B2, B3, B5, B6, B9 e B12.

Atuam na manutenção dos nervos, músculos, pele, olhos, cabelos, fígado e sistema digestório.

Vitamina B1

Função: É importante na síntese de DNA e na transmissão de impulsos nervosos e tônus muscular.

Fontes: Fígado – Gema de ovo – Peixes – Legumes – Frutos do mar.

A ingestão acompanhada de antibióticos e contraceptivos orais diminui sua reserva no organismo.

Vitamina B2

Função: Mantém a tonalidade da pele saudável, atua na coordenação motora e prevenção de doenças cardiovasculares.

Fontes: Leite de vaca e derivados – Carnes magras – Ovos – Vegetais Folhosos.

Vitamina B3

Função: Reduz os níveis de colesterol e auxilia na produção dos ácidos do estômago responsáveis pela digestão.

Fontes: Carne bovina magra – Aves – Peixes – Leite de vaca – Ovos.

Vitamina B4

Função: Essencial para o metabolismo celular. Está envolvido na liberação de energia dos carboidratos e metabolismo dos ácidos graxos.

Fontes: Gema de ovo – Rim – Fígado – Salmão – Brócolis – Carnes magras.

Vitamina B6

Função: Combate a arteriosclerose e reduz os sintomas da tensão pré menstrual.

Fontes: Fígado – Carnes magras – Peixe.

Vitamina B9

Função: Participa da síntese de DNA e do metabolismo. É necessária para a formação e maturação das hemácias e dos leucócitos na medula óssea.

Fontes: Vegetais folhosos verdes escuros “espinafre, aspargos e brócolis” – Fígado – Carne magra – Gema do ovo.

Vitamina B12

Função: Participa do metabolismo celular e do metabolismo energético de aminoácido e de lipídios. Participa da síntese das hemácias e combate a arteriosclerose.

Fontes: Carnes (principalmente a vermelha) – Frutos do mar – Fígado – Rim – Ovos – Peixes – Queijos – Leite – Algas marinhas.

Vitamina C

Função:É um antioxidante que protege as células contra os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce das células, o que pode causar doenças como o câncer. Melhora a resposta imunológica do organismo, reduzindo a ocorrência de infecções.

Fontes: Pimentão verde – Couve-flor – Espinafre – Repolho – Tomate.

É importante para o crescimento e regeneração dos tecidos, na síntese de colágeno, cicatrização, integridade dos vasos sanguíneos e para a saúde das gengivas. Pode reduzir o nível de colesterol, a pressão arterial e evitar a arteriosclerose. Ajuda na absorção de ferro, ácido fólico e da vitamina E.

A ingestão de aspirina, álcool, analgésicos, antidepressivos, anticoagulantes, contraceptivos orais, esteroides, fumo e estresse emocional reduzem os níveis da vitamina C no organismo.

Agora que você já conhece as principais fontes de vitaminas dentro dos alimentos permitidos na dieta dukan reorganize o seu menu e tenha uma boa dieta!