Entenda como funciona a dieta detox. Confira:

Esse artigo é especial para você que ainda não sabe como funciona a dieta detox. Tire suas dúvidas, confira:

Tire todas a suas dúvidas sobre os alimentos e dieta detox. Confira

 

Quando falamos em ‘’detox’’ já é possível esperar a curiosidade alheia, uma vez que a ideia de purificar o organismo é difícil de não atrair, não é verdade? Mas você sabe exatamente o princípio dessa dieta alimentar? Me chamo Henrique Lima, sou Nutricionista, e te convido a entender um pouco mais!

 

O termo “detox” vem de detoxificação, ou seja, a ideia de otimizar a eliminação das toxinas – substâncias nocivas à saúde do nosso corpo. Essas substâncias, também conhecidas como xenobióticos, muitas vezes não são reconhecidas pelas nossas células e só trazem prejuízos ao funcionamento das atividades metabólicas.

 

Mas algo precisa ser destacado: nosso organismo já realiza esse trabalho naturalmente, mais precisamente pelos rins e fígado, os quais irão promover a eliminação dessas toxinas por meio da urina. Além, também, do intestino cujo exerce uma importantíssima barreira física e ainda promove a eliminação de parte das toxinas por meio das fezes. Nesse sentido, não há estudos que comprovem que seguir uma dieta “detox” irá aumentar a atividade desses órgãos.

 

Na realidade, seguir uma dieta “detox” subentende-se seguir uma dieta saudável, uma vez que os alimentos propostos, em destaque, são os in natura como as frutas e folhosos. Então, se você fornece os nutrientes adequados, estará fornecendo os elementos que aqueles órgãos – fígado e rins – precisarão para funcionar adequadamente e, portanto, eliminar as toxinas.

 

Mas o suco verde em si, não potencializa a eliminação.

 

Mas a partir do momento em que nos propomos a seguir uma dieta da linha “detox”, o simples fato de trocarmos uma refeição composta por alimentos industrializados – os quais são fontes, em sua grande maioria, dos elementos nocivos – por alimentos in natura, naturalmente estaremos diminuindo a carga de exposição do nosso corpo às substâncias tóxicas.

 

É importante destacar que a dieta “detox”, seguida sem um acompanhamento profissional, baseada apenas em sucos o dia inteiro é uma furada. Afinal, esses sucos irão conter basicamente carboidratos (ou seja, açúcar).

 

E onde estarão as proteínas e gorduras? Ao fazer isso, você até pode perder peso, mas vai perder peso e ficar com flacidez! Creio que não seja esse seu objetivo. Isso porque um dos elementos importantes para manter a firmeza da pele são justamente as proteínas.

 

E para quem exagerou com a comida e bebidas e pensa que no dia seguinte ao acordar e tomar um belo suco verde vai estar tudo resolvido… Só um aviso: isso pode ajudar sim na recuperação, mas de longe não será uma bebida mágica e saiba que ao final de ingeri-la, seus efeitos da ressaca ou inchaço, ainda estarão presentes.

 

Então, é preciso entender que dieta “detox” ou qualquer intervenção alimentar, somente deve ser seguida com indicação e acompanhamento de um Nutricionista. Até porque, dieta “detox” de verdade, necessita de todo um contexto alimentar adequado indicado por um profissional.