Confira sugestões de cardápios para eliminar suas toxinas através de uma dieta detox de apenas 1 dia.

No fim de semana: festa de aniversário, casamento, festa de criança, almoço com a família. Na correria da semana: reuniões, trânsito, trabalho, lições e afazeres. Tudo isso toma conta do nosso tempo e mente, e muitas vezes exageramos nos alimentos gordurosos e comemos fora de hora.

A dieta da desintoxicação, conhecida também como detox, costuma ter duração de até 21 dias, mas que tal colocá-la em prática por pelo menos 1 dia? Dessa maneira, já é possível estimular o corpo a eliminar as toxinas, melhorando o funcionamento do organismo.

O Dieta e Receitas preparou duas sugestões de cardápios para uma dieta detox de 1 dia. Confira!

CARDÁPIO 1

 

Em jejum

Suco detox de mamão e banana

Como preparar o suco detox:

  • Ingredientes: 1 banana,1 fatia de mamão, suco de 2 laranjas, 1 colher de sopa de linhaça.
  • Modo de preparo: bater tudo no liquidificador.

 

Uma hora depois

Morangos com granola

 

Almoço (três horas após a fruta)

Salada de alface, cebola, cenoura crua + Três colheres (sopa) de arroz integral + Três colheres (sopa) de feijão + Hambúrguer detox de legumes

Como preparar o hambúrguer detox de legumes:

  • Ingredientes: 1 batata cozida, 1/2 cenoura ralada, 1/ 2 abobrinha ralada, tempero a gosto, 1 colher de chá de gergelim preto, 1 colher de sopa de farinha sem glúten ou nozes triturada.
  • Amasse bem a batata e misture com os demais ingredientes. Modele a massa no formato de hambúrguer e asse em forno preaquecido durante 15 minutos.

 

Lanche da tarde (três horas após o almoço)

 Cookies de amêndoas e linhaça

 

Como preparar  o cookies:

  • Ingredientes: 1 Xícara de café de amêndoas, 1 colher de sopa de linhaça, 4 colheres de sopa de suco de laranja.
  • Bata as amêndoas e a linhaça no liquidificador. Em um recipiente misture o farelo das amêndoas e o suco de laranja e mexa bem até ficar uma massinha. Coloque para assar de 10~15 minutos
 

Segundo lanche (três horas após o lanche da tarde)

Salada de frutas de pera, maçã, laranja, uva e abacaxi

 

Jantar (três horas após o segundo lanche)

Sopa detox de alho-poró

Como preparar a sopa:

  • Ingredientes: 1 e 1/2 talo de alho-poró, 1/2 abobrinha, 1/2 cebola, 1 colher de chá de chia, 1 colher de sopa de azeite, sal e pimenta do reino a gosto.
  • Doure a cebola no azeite e adicione o alho-poró cortado em rodelas. Refogue a mistura por 10 minutos. Adicione 500 ml de água e deixe ferver. Ao levantar fervura, adicione a abobrinha cortada em cubinhos. Deixe a mistura ferver por mais 20 minutos. Bata a mistura no liquidificador até virar um caldo. Leve ao fogo novamente e adicione pimenta-do-reino, sal e chia. Cozinhe por mais 5 minutos e pronto!

CARDÁPIO 2

 

Em jejum

Suco verde detox

Como preparar o suco detox:

  • Ingredientes: 2 fatias de melão, suco de 2 laranjas, 2 folhas de couve, 5 folhas grandes de hortelã, 1/2 talo de salsão/aipo, 1 lasca de gengibre.
  • Modo de preparo: bater tudo no liquidificador.

 

Uma hora depois

Uma banana com granola

 

Almoço (três horas após a fruta)

Salada de agrião, rúcula e alface + Lentilha com arroz integral, temperada com cebola, alho, sal e bastante limão + Picolé de morango de sobremesa

Como preparar o picolé:

  • Ingredientes: 20 morangos (200g).
  • Bata os morangos no liquidificador e coloque-os em forminhas de picolé.

 

Lanche da tarde (três horas após o almoço)

Barrinhas detox

 

Como preparar  as barrinhas:

  • Ingredientes: 1/2 xícara de castanha do pará, 1/2 xícara de nozes, 1/2 xícara de ameixas secas, 1 colher de óleo de coco, 1 pitada de sal.
  • Bater tudo no liquidificador até a massa ficar homogênea. A mistura demora um pouco para chegar no ponto. Pode ser necessário desgrudar a massa da base do liquidificador.Molde a massa no formato de barrinhas e conserve na geladeira.
 

Segundo lanche (três horas após o lanche da tarde)

Uma rodela de abacaxi com uma colher (chá) de mel e uma colher (sopa) de castanha-do-pará

 

Jantar (três horas após o segundo lanche)

Mexido de tofu com legumes

Como preparar o mexido:

  • Ingredientes: 200 gramas de tofu1 pimentão vermelho1 tomate grande1/2 cebola2 colheres de sopa e azeite extra virgem, sal e temperos a gosto
  • Corte todos os ingredientes em cubinhos. Em uma panela antiaderente, adicione uma colher de azeite e, em seguida a cebola. Após dourar adicione os tomates e o pimentão. Refogue por alguns minutos. Adicione o tofu, sal e temperos. Quando estiver quase no ponto, adicione a última colher de azeite, que vai deixar o prato com um sabor especial.

BENEFÍCIOS

Além de “limpar” o organismo, a dieta detox pode ajudar de diversas maneiras, como melhorando o sistema imunológico, melhorando distúrbios gastrointestinais e deixando a pele mais bonita e livre de acnes.

DICAS

É muito importante beber, pelo menos, 2 litros de água por dia e evitar beber líquidos durante as refeições. Como o objetivo da dieta é eliminar temporariamente as toxinas, alimentos como proteínas animais, lactose, glúten e cafeína não podem ser ingeridos. Aqui, é possível consultar os alimentos permitidos e os que devem ser evitados na dieta detox.

SAIBA TUDO SOBRE A DIETA DETOX ATRAVÉS DO NOSSO E-BOOK GRATUITO

Para tirar todas as dúvidas e entender como funciona a dieta detox, faça seu cadastro gratuito no Dieta e Receitas para baixar nosso e-book exclusivo sobre o assunto.