Elimine as impurezas e as toxinas do seu organismo com a dieta desintoxicante. Confira!

A dieta desintoxicante se baseia em incluir alimentos no cardápio que são capazes de eliminar as impurezas e toxinas acumuladas no corpo.

Os sintomas dessa intoxicação são: falta de apetite, inchaço, náuseas, vômitos e diarreias. Normalmente esses sintomas aparecem mediante consumo exagerado de gorduras, açúcares, produtos industrializados, álcool, etc.

Alimentos desintoxicantes: 10 sugestões para você incluir no cardápio

1. Abacaxi: diurético, facilita a digestão e desobstrui o fígado.

2. Água: é o melhor alimento para melhorar qualquer impureza que nosso corpo venha a acumular.

3. Arroz integral: melhora o funcionamento do intestino, por ser rico em fibras, o que favorece a eliminação de impurezas.

4. Berinjela: digestiva e laxante.

5. Limão: equilibra o pH do organismo, beneficiando o sistema imunológico.

6. Maçã: são antiácidas e melhoram o funcionamento do fígado.

7. Melancia: também é diurética.

8. Frutas vermelhas: são antioxidantes, que combatem os radicais livres.

9. Gengibre: estimula a digestão e alivia a constipação intestinal.

10. Oleaginosas: são ricas em minerais que melhoram o funcionamento do sistema imunológico

Cardápio desintoxicante

Procure um nutricionista para saber qual cardápio se adapta melhor as suas necessidades, mas, segue algumas dicas:

  • Café da manhã: começar o dia com água e suco de limão é uma boa opção. A primeira refeição do dia deve ser reforçada e pode conter suco de frutas (natural), batata doce, ovos, leite vegetal, etc.
  • Almoço: muita salada e legumes cozidos/refogados, arroz integral, feijão/ervilha, carnes magras. Tudo com o mínimo de sal possível e sem a ingestão de líquidos. De sobremesa: fruta.
  •  Jantar: pode-se repetir o almoço ou então investir em uma sopa de legumes, por exemplo, ou somente uma salada.
  • Lanches intermediários: são muito importantes para amenizar a fome e manter o metabolismo funcionando. Invista em oleaginosas, frutas secas, frutas in natura, etc.

Cardápio é algo que precisa ser individualizado, de acordo com a necessidade de cada um e com sua rotina, por isso é tão importante procurar um profissional habilitado.

6 dicas para potencializar sua dieta desintoxicante

1. Evite produtos industrializados: tais produtos vêm recheados de sódio, açúcar e aditivos alimentares, o que irá sabotar a dieta.

2. Beba água: no intervalo entre todas as refeições, consuma bastante água. Pode ser aromatizada: em uma garrafa de vidro coloque água e acrescente o que desejar para conferir um sabor adocicado. Sugestões: frutas vermelhas, laranja, limão, damasco, hortelã, chá de camomila ou cidreira, etc.

3. Evite sal: consuma o mínimo possível. O ideal é não colocar sal na comida. Tempere tudo com ervas aromáticas: salsinha, orégano, cebolinha, manjericão, etc. Pode demorar para o seu paladar se adaptar, mas depois vale a pena.

4. Corte o açúcar: nesse caso não existe meio termo. Retire o açúcar refinado da dieta. Se quiser adoçar algo, utilize o mascavo ou o mel, e com moderação.

5. Evite fumar e beber.

6. Pratique atividade física.