Aprenda como fazer a dieta e por que ela pode ser uma boa opção para você.

 

A Dieta dos Pontos foi criada pelo Dr. Hapern, professor da USP, na década de 70. A ideia principal dessa forma de emagrecimento é que a pessoa pode ingerir qualquer tipo de alimento, desde que não ultrapasse a quantidade máxima diária de pontos. O sistema é bem simples, cada ponto equivale a 3,6 kcal e, antes de começar a dieta, você deve calcular qual a quantidade de pontos que se adequa ao seu perfil.

Como calcular a quantidade de pontos

Para fazer esse cálculo, você precisa calcular a sua taxa de metabolismo basal (TMB), o seu índice de massa corporal (IMC) e seu nível de sedentarismo, fazendo uma conta bem simples. Parece complicado? Nós lhe ensinamos o passo a passo:

1. Encontre a sua taxa de metabolismo basal (TMB)

2. Descubra qual o seu nível de sedentarismo

Dieta dos Pontos - Aprenda a calcular o sue nível de sedentarismo.

3. Multiplique a taxa de metabolismo basal pela resultado obtido com o nível de sedentarismo e, em seguida, divida por 3,6.

Quer um exemplo? Então tome como exemplo uma mulher de 25 anos, com 90 kg, que pratica atividade física 3 vezes por semana, por 30 minutos. A sua TMB é 1.819 (14,7 X 90 + 496). Depois, multiplique esse valor por 1,35 (nível de sedentarismo). Assim, você chega ao resultado de 2.455,65 calorias.

Como na dieta dos pontos 3,6 calorias equivalem a 1 ponto, você divide o resultado obtido por 3,6. O resultado vai ser 682.

4. Calcule o seu índice de massa corporal (IMC)

Para calcular o IMC, você divide o seu peso (em quilos) pela multiplicação da sua altura (em metros). Usando o mesmo exemplo, suponhamos que a mulher tenha 1,65m de altura. Multiplique 90 kg por 1,65 X 1,65. Assim, temos 33,0 como IMC.

5. Consulte a tabela e subtraia o valor indicado dos pontos obtidos no passo 3

De acordo com o seu IMC, extraia a quantidade de pontos de acordo com a tabela.

Dieta dos Pontos - Aprenda a calcular os pontos da dieta.

Continuando com o mesmo exemplo, o IMC da mulher é 33,0. Assim, devem ser subtraídos 200 pontos dos 682 pontos já calculados. Ou seja, devem ser ingeridos 482 pontos diariamente.

Como calcular os pontos da dieta ao longo do dia?

Para facilitar a sua vida, você pode usar a nossa calculadora de pontos. Assim, você vai calculando ao longo do dia a quantidade de pontos que ainda pode consumir. O ideal é que haja uma divisão balanceada desses pontos. Recomenda-se que de 50% a 60% deles sejam destinados a carboidratos (pães, massas, frutas e legumes), 10% a 15% às proteínas e 30% para os óleos (azeites, castanhas, manteiga). Para conhecer a pontuação desses alimentos acesse a tabela de alimentos da dieta dos pontos.