É muito comum nos confundirmos com essa nova alimentação, antes não tínhamos regras, limites e nem compensação, até nos acostumarmos é provável que cometamos alguns erros, espero que essas dicas sejam úteis e que esses erros sejam cometidos cada vez menos.

Vamos começar estabelecendo um menu para uma Dukaniana qualquer o nome dela será Flora (não me pergunte por que, pura falta de imaginação da minha parte) que está na fase do cruzeiro e diminuiu os laticínios pois achava que poderia perder mais gordurinhas consumindo apenas 700g.

Bom, ontem ela preparou duas receitas doces para consumir ao longo da semana, ela escolheu o Pudim da Geovana e o Brownie

O Pudim da Geovana contém 14 colheres de leite em pó, sabemos que 3 colheres equivale a 1 tolerado, portanto dividimos as 14 colheres por 3, podemos afirmar que uma receita contém 4,66 tolerados. Podemos dividir essa receita em 5 pedaços, serão 5 “grandes” pedaços. Cada pedaço irá conter 0.93 tolerados, praticamente 1 tolerado.

A receita do pudim também tem 300 ml de leite desnatado, já que dividi a receita em 5 pedaços, divido 300ml por 5 pedaços, portanto cada pedaço contém 60ml de leite desnatado.

Também temos 3 ovos, se dividirmos por 5, cada pedaço terá 0,60 ovos

Então as informações do Pudim da Geovana seriam:

1 unidade contém


Tolerado: 0,93
Laticínios: 60 ml
Ovos: 0,60
Farelo: Não contém


A Flora dividiu o Pudim da Geovana em 5 pedaços e sabe o que contém em cada um.
A Flora é muito gulosa e comeu um pedaço no café da manha, ela sabe que ainda poderá consumir no decorrer do dia 1,10 tolerados, 640ml de laticínios, 1,40 ovos e todos os farelos pois ainda nao consumiu nenhum.

Bom agora a Flora quer comer um pedaço do Brownie, mas primeiro vamos descobrir quais são os ingredientes dessa torta

A receita do Brownie contém “duas” colheres de cacau e “uma “colher de maisena, ou seja contém 3 tolerados. Se fizermos a receita em forminhas de cupcakes de silicone (é bem melhor) conseguimos fazer umas 12 mais ou menos, então vamos dividir esses 3 tolerados por 12 brownies, cada brownie irá conter 0,25 tolerados.

A receita também contém duas colheres de farelo de aveia, vamos dividir essas duas colheres por 12 brownies e cada um vai ter 0,16 colheres de farelo de aveia.

Temos 1 colher de farelo de trigo, dividimos por 12 brownies e teremos em cada um 0,08 colheres de farelo de trigo

No Brownie também vai ovo, nessa receita vão dois, dividimos por 12 e cada brownie terá 0,16 ovos

Então as informações do nosso Brownie seriam:

1 unidade contém


Tolerado: 0,25
Laticínios: Não contém
Ovos: 0,16
Farelo de aveia: 0,16 cs
Farelo de trigo: 0,08 cs


A nossa querida Flora, pode consumir 4 unidades de Brownie sem culpa nenhuma e ainda terá a sua disposição 640ml de laticínios, 1,24 ovos, 1,74 cs de farelo de aveia e 0,92 cs de farelo de trigo, porém não é conveniente consumir mais tolerados, pois a Flora já ingeriu 1,90 tolerados, ela até pode dividir um brownie no meio, assim ela consumira mais 0,12 tolerados, ultrapassando de pouco o limite estabelecido.

A Flora ainda pode fazer panqueca, empanado, cheescake, ainda tem muitas opções e tudo dentro das limitações, sem excessos, além das proteínas que podem ser consumidas livremente.

Planejando fica fácil esquecer que estamos de dieta.

Um grande abraço e uma boa dieta