A constipação intestinal afeta muitas adeptas da Dieta Dukan. Confira as dicas do Dr. Dukan e descubra como combater a prisão de ventre

A constipação intestinal, também conhecida como prisão de ventre afeta muitas adeptas da Dieta Dukan. Confira as dicas do Dr. Dukan e descubra como combater a prisão de ventre!

A constipação intestinal afeta muitas adeptas da Dieta Dukan. Confira as dicas do Dr. Dukan e descubra como combater a prisão de ventre

O que é Constipação?

A constipação intestinal é um mau funcionamento do intestino, originada de vários fatores e é caracterizada pela diminuição da frequência das evacuações, associada à dificuldade ao evacuar, pois as fezes estão ressecadas e endurecidas, difíceis de serem eliminadas. Parece que cerca de 10% da população nos países industrializados sofrem cronicamente desta perturbação. A constipação intestinal, na verdade, não é uma doença mas sim um distúrbio que, no entanto, pode causar complicações.

Sintomas

Os sintomas mais importantes são a dor provocada pelo esforço excessivo ao evacuar, às vezes acompanhada de sangramento e sensação de evacuação “insatisfatória ou incompleta”. A principal queixa do paciente constipado é o número reduzido de evacuações. É comum pacientes constipados ficarem uma semana sem evacuar. Eventualmente, pode ocorrer a formação de fecaloma (massa de fezes grande, dura e imóvel, que o paciente não consegue eliminar sozinho).

Causas

As causas podem ser muitas, mas o nosso principal interesse não é estender o assunto sobre os vários casos, psicológicos, patológicos ou não. O que vamos discutir é a prisão de ventre que o  Dr. Dukan alerta poder ocorrer nos primeiros dias da dieta dukan, quando começamos a observar o nosso novo regime alimentar. O médico admite que a constipação acontece por causa da baixa ingestão de gordura, mas admite também que por esta razão é uma constante de todas as dietas de perda de peso. Além disso, afirma, “os alimentos ricos em proteínas, retém poucos resíduos. Um ovo e um iogurte, por exemplo, não contém qualquer fibra, tudo é absorvido sem resíduo. A ausência de gordura reduz a lubrificação do trato digestivo. É claro que todas as pessoas que têm uma tendência para a constipação, correm um risco maior. A constipação é preocupante se for mal tolerada com dor e inchaço. “

Quais são os remédios?

Os passos para resolver uma situação de constipação são aqueles que qualquer médico aconselharia: beber muito (pelo menos dois litros de líquido por dia) e fazer atividades físicas priorizando séries de abdominais em sequencias (a sequencia sugerida pelo Dr. Pierre Dukan é fazer 5 vezes duas sessões de 10 abdominais, ou seja, 100 abdominais ao longo do dia). Vale a pena também aderir aos exercícios aeróbicos (caminhada, corrida, natação, bicicleta etc.), pois estimula o movimento peristáltico (do intestino), que expulsa o bolo fecal. O ideal é praticar todo dia, por meia hora. Caso não seja possível, faça, pelo menos, três vezes por semana. Além disso, o Dr. Pierre Dukan sugere a utilização de óleo de vaselina como condimento (uma colher de sopa por dia para comer cru), lembrando que o azeite de oliva também ajuda e se isso não for o suficiente, uma compota de ruibarbo ou a utilização diária de farelo de trigo (na dose de uma colher de sopa ou duas, contabilizando neste último caso, como um tolerada) ou, em casos extremos, será possível aumentar a dose de farelo de aveia com três colheres de sopa por dia.

Lembrando que em dias de Cruzeiro PL, deve-se abusar das fibras contidas em alimentos como abóbora, brócolis, cenoura, couve, couve-flor.

Se você cair no grupo da grande maioria das pessoas que são vítimas da prisão de ventre com a dieta dukan, não tenha medo. O importante é seguir as regras e os remédios listados e se tudo isso não for suficiente, consulte o seu médico.

 

Calcule seu peso ideal