Farinha de glúten - Pode ser consumida na dieta dukan?

Conheça mais sobre a farinha de glúten e as indicações para consumir na dieta dukan.

Farinha de glúten - Pode ser consumida na dieta dukan?

Muitos adeptos da Dukan têm essa dúvida. Isso acontece em parte porque o glúten tem fama de vilão nas dietas, como um ingrediente que engorda e que pode até mesmo fazer mal à saúde se consumido em grandes quantidades.

O QUE É O GLÚTEN?

O glúten é resultado de uma mistura de proteínas, sendo uma parte isolada dos cereais como o trigo. É possível obtê-lo a partir da lavagem da farinha de trigo em um saco de tecido,  separando o amido do glúten e guardando apenas este último. Além do trigo, o glúten também está presente nas sementes de outros cereais, como cevada, centeio e malte.

O QUE É A FARINHA DE GLÚTEN?

A farinha de glúten é uma farinha que contém um pouco mais de glúten do que a que costumamos usar.

PARA QUE SERVE?

O glúten é o que dá elasticidade às massas. O glúten está muito presente no nosso dia a dia: pães, massas, pizzas, biscoitos, bolos, tortas… quando assamos um bolo, por exemplo, o glúten é o responsável por manter os gases da fermentação e o consequente volume e consistência da massa.

Em cozinhas budistas e vegetarianas, o glúten é substituído como proteína vegetal, também conhecido como “carne vegetal”. Chamado de seitan, ele é como o tofu, mas ao invés de ser fabricado com proteína de soja, ele provém da proteína do trigo. É um alimento rico em proteínas e pobre em gordura.

 

Calcule seu peso ideal

É VERDADE QUE O GLÚTEN ENGORDA?

Como o glúten está presente em muitos carboidratos, ao retirar o ingrediente da alimentação, ocorre uma redução de calorias. Ou seja: não há conexão com a restrição ou não ao glúten, mas aos carboidratos.

No entanto, existem alguns indícios de que o glúten diminuiria a energia gasta por dia nas atividades, a partir da termogênese (equilíbrio da temperatura interna do corpo com a do meio ambiente). A termogênese reduz o metabolismo, acumulando mais gordura já que o gasto de energia é menor. Assim, ao retirar o glúten seria possível diminuir um pouco a velocidade do aumento de peso.

O GLÚTEN FAZ MAL?

Nos alimentos, “Contém glúten” é descrição obrigatória na embalagem por lei federal desde 1992. Isso acontece porque, aproximadamente, 6% das pessoas no mundo têm alergia ao glúten e 1% da população é celíaca. Os celíacos são intolerantes ao glúten, que pode causar problemas no intestino delgado a na absorção de nutrientes, vitaminas e sais minerais.

A doença celíaca ataca em sua maior parte as mulheres, com predisposição genética. O único tratamento é uma dieta sem glúten. É possível descobrir a sensibilidade através de testes alérgicos.

Tirando os casos de  intolerância ou sensibilidade ao glúten, o seu consumo não traz problemas à saúde. Exceto se consumido em excesso. Nesse caso, ele pode diminuir a produção de serotonina, responsável por controlar a liberação de alguns hormônios. O baixo nível de serotonina no sistema nervoso central pode causar depressão.

QUAIS SÃO SEUS BENEFÍCIOS?

Os alimentos que contém glúten são considerados boas fontes de energia.

GLÚTEN NA DIETA DUKAN: PODE?

A dúvida sobre se o glúten pode ou não ser consumido durante a Dukan surge porque não consta no livro oficial da dieta (“Eu não consigo emagrecer”) a citação direta à permissão de seu uso. No entanto, o Seitan, fabricado a partir das proteínas do trigo, é um dos alimentos permitidos na lista das proteínas vegetais e ambos tem a mesma origem. Além disso o alimento foi autorizado pela dukan oficial online.

QUAL É A QUANTIDADE IDEAL PARA USÁ-LO?

Por isso, partir da fase ataque da dieta, a farinha de glúten entra como alimento permitido com limitação. Ou seja, existe uma quantia máxima do alimento que pode ser ingerida. No caso da farinha de glúten é permitido o consumo máximo de 100g por dia, três vezes por semana. O indicado é que seja consumido dia sim, dia não. A farinha de glúten pode ser consumida em todas as fases da dieta dukan.

COMO USAR?

Selecionamos algumas receitas com a farinha de glúten, clique aqui e confira!

 

Calcule seu peso ideal