Nesse artigo explicamos como funciona a fase de consolidação da nova dieta dukan, conhecida como escada nutricional.

Saiba como funciona a fase de consolidação da nova dieta dukan.

 

A nova dieta dukan está fazendo muito sucesso entre as pessoas que querem emagrecer (leia o artigo que publicamos sobre essa nova dieta). Isso porque ela é uma dieta mais fácil de fazer se comparada com a dieta dukan clássica. Ela é ideal para aquelas pessoas que não dispensam alguns pequenos prazeres gastronômicos, como uma refeição livre no fim de semana.

Se você está fazendo a nova dieta dukan, é preciso saber que após a perda de peso, você vai precisar passar pelas fases de consolidação e estabilização. Neste artigo, explicamos com funciona a fase de consolidação.

 

POR QUE PASSAR PELA FASE DE CONSOLIDAÇÃO?

Segundo o Dr. Dukan, após uma dieta de emagrecimento, o corpo passa por um processo natural de proteção das reservas vitais. Ou seja, ele tenta, a todo o custo, estocar gordura. Dr. Dukan afirma que o corpo usa três armas para combater a perda de peso e potencializar a estocagem de gordura:

  • Estimula a fome, para que você coma mais;
  • Baixa a energia, para manter o corpo parado por mais tempo;
  • Estabiliza o peso, extraindo o máximo de calorias possível de cada alimento ingerido.

Essa fase em que o corpo tenta, a qualquer custo, fazer com que você engorde, leva, em média, 10 dias para cada quilo (kg) perdido. Por exemplo: se você perdeu 5 kg, vai precisar passar pela fase de consolidação por 50 dias.

A fase de consolidação é dividia em duas partes de períodos iguais. Com base no exemplo citado anteriormente, essa fase seria dividida em duas partes de 25 dias cada uma.

 

PARTE 1 DA FASE DE CONSOLIDAÇÃO

Os alimentos ricos em proteína podem ser consumidos livremente na fase de consolidação: carnes magras, peixes, ovos, tofu, laticínios magros etc. Os vegetais verdes e as saladas também podem ser consumidos livremente. É importante, porém, não exagerar no consumo de proteínas, vegetais e saladas.

Nessa fase, é preciso ingerir uma fruta, 40 g de queijo magro (com menos de 50% de gordura) e 2 fatias de pão integral por dia.

Os amidos podem ser consumidos uma vez por semana, obedecendo as porções indicadas pelo Dr. Dukan: 200 g de quinoa, 170 g de arroz integral, 150 g de arroz branco,  190 g de massa cozida “ao dente”, 140 g de batata, 80 g de purê de batata etc. Além disso, você vai ter direito a uma refeição de gala por semana. Essa refeição de gala pode ser feita em qualquer dia da semana.

Tome nota: durante essa fase, anote na agenda que quinta-feira é um dia que deve ser consagrado aos alimentos ricos em proteína.

PARTE 2 DA FASE DE CONSOLIDAÇÃO

Nessa segunda parte da fase de consolidação, você deve adicionar uma segunda fruta à alimentação diária, uma segunda porção de amido por semana e uma segunda refeição de gala por semana.

 


Após passar pela fase de consolidação, você vai entrar na fase de estabilização, que vamos explicar em detalhes em nosso próximo artigo. Leve todas as fases pós-dieta a sério, para garantir uma perda de peso definitiva e evitar o efeito sanfona.