Capa - Podcast

Pensando em trazer conteúdo relevante para quem está iniciando a dieta paleo – ou tem curiosidade para saber mais sobre os benefícios deste tipo de alimentação – o Dieta e Receitas convidou alguns especialistas para explicarem as principais premissas e benefícios da tão falada dieta paleolítica.

 

A sessão de bate papo contou com os seguintes especialistas:

 

Dirlene D’Addio 

Proprietária da empresa Deli Art Cake Creations, especializada em alimentação sem glúten, sem leite, sem soja e paleo.

 

Mex Abrusio

Industrial, formado em TI e Comércio Exterior. Pratica crossfit desde 2012. Antes, competia em corridas de aventura. Já visitou e treinou em muitos boxes de crossfit no exterior e no Brasil. Desenvolve produtos para crossfit, mantém o blog AMRAP Brasil sobre crossfit e dieta paleo e também é colunista da Revista CF.

 

Djulye Marcaquato

Nutricionista focada Paleo e Low Carb. Responsável pelo 1o Congresso Nacional Online de Nutrição Paleo e Low Carb.

Confira abaixo as principais perguntas e respostas sobre a dieta paleo:

 

Dieta e Receitas - Dieta Paleo Didi (Dirlene D’Addio), conta mais pra gente sobre você e como você entrou neste segmento de dieta paleo?
   
Didi - Podcast Eu conheci a dieta há dois anos, exatamente. Há alguns meses atrás eu tinha descoberto uma intolerância ao leite e ao glúten e achei tudo uma grande novidade, algo muito inesperado e resolvi estudar um pouco mais a respeito.  Buscando informações de porque o glúten e o leite estavam me fazendo mal é que eu comecei a ouvir falar sobre a dieta paleo e me interessei, porque fazia todo o sentido para mim e comecei a praticar.
   
Dieta e Receitas - Dieta Paleo Djulye, você pode explicar e resumir um pouco para gente o que é a dieta paleo?
   
Djulye Podcast Paleo A grande base da dieta paleo é comer comida de verdade. Quanto mais orgânica for essa comida, quanto mais cuidado tiver desde o plantio até a própria confecção para fazer com que as frutas, legumes, os grãos e tudo mais que cresce na terra ficasse bonito, grande e fosse produzido em grande escala. Na vida das pessoas, aderir à dieta paleo significa consumir mais carne, gorduras naturais e saudáveis, consumir bastante vegetais variados. Na verdade, o ideal no início da paleo, é não consumir vegetais que cresçam abaixo do solo. Aqueles que crescem acima do solo são considerados um tipo de alimento paleo.  Por exemplo, beterraba  não é considerada paleo, nem a cenoura. Porém, se é um alimento orgânico, mesmo quem faz a dieta paleo acaba consumindo, até pela quantidade de nutrientes que esses alimentos oferecem. Eu costumo dizer que cada um faz a sua paleo, pois a paleo é uma alimentação de liberdade, seguindo algumas premissas.
   
Dieta e Receitas - Dieta Paleo Quem é que pode fazer a dieta paleo? É só quem está querendo emagrecer, ou pode seguir esta dieta também quem já tem um peso ideal, mas quer fazer uma reeducação alimentar?
   
Djulye Podcast Paleo Como nutricionista, posso dizer que quem busca fazer uma reeducação alimentar, procurando alimentos de verdade, sem agrotóxicos e consumindo o alimento o mais próximo de uma forma natural, a paleo traz grandes benefícios. Então, eu acredito que a paleo é para qualquer pessoa – que queira emagrecer, que queira tonificar músculo, ganhar massa magra e até mesmo quem queira ter um hábito de vida saudável. No caso da pessoa que busca emagrecer através da dieta paleo, ela deve focar numa alimentação mais low carb, ou seja, uma alimentação paleo com menos carboidrato. Uma pessoa que quer ganhar mais massa magra pode focar numa alimentação paleo com um pouco mais de carboidrato, por exemplo.
   
Dieta e Receitas - Dieta Paleo Sendo assim, se pudermos enumerar, quais seriam os principais benefícios da dieta paleo?
   
Djulye Podcast Paleo O que vejo no consultório é: diminuição de alergias, problemas intestinais ( dores abdominais), diminuição de problemas com hemorróidas. Podemos citar também a melhora na qualidade de vida, no sentido de maior disposição e atenção no dia a dia. Também é possível ganhar musculatura mais rápido através da dieta paleo em conjunto com exercícios físicos.
   
Mex- Podcast Dieta Paleo Eu faço crossfit e alguns amigos também fazem, e todos tiveram a mesma coisa: aumento de força, é impressionante. Em um mês, a sua força aumenta 30%, praticamente, o que é bem interessante.
   
Dieta e Receitas - Dieta Paleo Mantendo uma alimentação paleo a tendência é sentir menos fome ou não?
   
Djulye Podcast Paleo A paleo não segue aquela recomendação clássica de comer de 3 em 3 horas, ela prioriza que você coma quando você realmente sente fome – e não quando você tem vontade de comer. Muitas pessoas podem confundir a vontade de comer com fome, com ansiedade, com compulsão.  A alimentação paleo ajuda a eliminiar e essa ansieade e compulsão alimentar.
   
 Dieta e Receitas - Dieta Paleo Muitas leitoras do site seguem a dieta dukan, que é dividida por fases e existe uma lista de alimentos proibidos e alimentos tolerados. Já a paleo acata essa mesma metologia, ou não?
   
Djulye Podcast Paleo Quanto às fases, a paleo não costuma seguir regras como semana 1, semana 2 e assim por diante. Isso porque o acompanhamento de paleo é muito individual, assim como optar somente por paleo ou paleo low carb depende do seu objetivo final.  Basicamente impera o princípio de “liberdade” para que, neste período de adaptação, a pessoa aprenda a se alimentar melhor. As regras são um pouco mais específicas, como quando falamos que é para comer a gordura do alimento, por exemplo. Não necessariamente a pessoa vai comer a gordura da picanha da carne, até porque nem sempre se sabe qual foi o tratamento do animal que deu origem à essa carne.
   
 Dieta e Receitas - Dieta Paleo Então, para quem está começando a paleo, existe alguma regra para começar aos poucos nesta inserção, ou pode entrar de cabeça na paleo?
   
Djulye Podcast Paleo Como qualquer mudança que se pretente fazer na vida, é recomendado dar um passo de cada vez. Costumo orientar a começar essa transição pelo o que seria mais difícil – e o que varia de pessoa para pessoa. O trigo é o mais difícil? Então vamos começar pelo trigo.  E depois se dá o próximo passo – talvez a lactose, talvez o açúcar. A lógica é que se você conseguir superar esse passo inicial, os próximos passos serão bem mais fáceis. Outra detalhe é que se a pessoa fizer várias mudanças ao mesmo tempo na alimentação, ela pode ter várias mudanças positivas, mas corre o risco de não conseguir atribuir cada benefício a cada ação exata.
   
Dieta e Receitas - Dieta Paleo Quem faz a paleo não pode consumir açúcar. O adoçante pode ser incluído na dieta paleo?
   
Djulye Podcast Paleo Realmente não. O ideal é que a pessoa passe a não consumir açúcar ou, ainda, opte pela forma mais natural.
   
Didi - Podcast Podemos falar do uso de mel com moderação. Isso faz sentindo dentro da raiz do conceito paleo, de paleolítico, pois os nossos ancestrais – índios brasileiros – consumiam eventualmente o mel que conseguiam coletar.
   
Dieta e Receitas - Dieta Paleo Laticínios na paleo – pode ou não pode? É verdade que a paleo permite o queijo amarelo?
   
Djulye Podcast Paleo Pode de acordo com caso para caso – pois precisa observar como a flora intestinal da pessoa reage, por exemplo. Quejos amarelos são mais recomendados pois têm gordura natural, ao contrário dos demais, que são processados.
   
Dieta e Receitas - Dieta Paleo A paleo realmente ajuda a conseguir aquela barriga zero,  o tanquinho? Até que ponto a paleo em conjunto com uma atividade física potencializa esse tipo de performance física?
   
Mex- Podcast Dieta Paleo A partir do momento que você deixa de consumir glúten, o seu corpo já tende a desinchar e também desinflamar. Ou seja, só o fato de você desinchar, você já vai ver uma definição maior no seu abdômen. Se for praticada qualquer atividade física em conjunto com a alimentação paleo, isso ajudará ainda mais a tonificar o músculo.
   
Dieta e Receitas - Dieta Paleo Porque o crossfit é tão associado à paleo?
   
Mex- Podcast Dieta Paleo O crossfit começou no início do ano 2000, na California, entre os militares e policiais. Alguns deles já faziam a paleo, ou seja, praticamente até meados de 2005, todo mundo que fazia paleo fazia crossfit também.  Ou seja,  o fato das primeiras pessoas que faziam crossfit fazerem paleo foi sendo associado como uma boa combinação, o que faz sentido, uma vez que, como já foi dito, a dieta paleo proporciona muita força e disposição para o organismo.

Confira o material completo

Para conferir o podcast completo – com essas e outras perguntas, basta acessar  {podcast id=1}